terça-feira, 11 de novembro de 2014

CLDS+Caminha "SALTA BARREIRAS" - 11 a 14 de novembro

Informação relativa à atividade Salta Barreiras

A fim de dar conta da organização da atividade Salta Barreiras, cumpre esclarecer que a mesma se encontra a ser desenvolvida pelo CLDS+Caminha, em estreita parceria com a ETAP - Escola Profissional, Unidade de Formação de Caminha, nomeadamente com os docentes e alunos do 11.º Ano do Curso de Construção Civil/Desenho e com o Município de Caminha.
Mais se acrescente que a referida atividade tem por objetivo levar esses alunos e a comunidade a tomarem consciência das barreiras que condicionam a mobilidade e o acesso dos cidadãos portadores de deficiência e/ou incapacidade a determinados edifícios.
 A presente atividade contempla três fases:
1.    Consistiu na realização de um debate onde foi discutido o tema das acessibilidades e da mobilidade reduzida sob diferentes olhares. Este debate teve lugar no passado dia 5 de fevereiro de 2014, no Auditório da Biblioteca Municipal de Caminha e contou com a participação de um técnico do Núcleo de Apoio Técnico da Divisão de Urbanismo, Obras Públicas e Edifícios do Município de Caminha; de um técnico do Núcleo de Eficiência e Energia do Município de Caminha; de um técnico especializado na área das mobilidades da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) da Delegação de Viana do Castelo e de dois cidadãos portadores de dificuldades de mobilidade.
2.    Na segunda fase, os alunos do 11.º Ano do Curso de Construção Civil/Desenho, da ETAP - Escola Profissional, Unidade de Formação de Caminha, com o acompanhamento dos docentes responsáveis, procederam às visitas aos edifícios a estudar (de referir que existiram propostas para que o estudo incidisse sobre os seguintes edifícios: Câmara Municipal de Caminha, Biblioteca Municipal de Caminha, Teatro Valadares de Caminha, CTT - Correios, Repartição de Finanças, Caixa Geral de Depósitos e Tribunal Judicial de Caminha), por forma a realizarem o levantamento dos constrangimentos ao nível das acessibilidades e mobilidades e, posteriormente, elaborarem um relatório de propostas de melhoria.
3.    Finalmente, na terceira fase, a qual terá lugar no próximo dia 11 de novembro de 2014, na Galeria de Arte de Caminha, onde será levada a cabo uma sessão pública para apresentar e discutir as propostas de melhoria edificadas pelos alunos. Os trabalhos elaborados ficarão expostos ao público até dia 14 de novembro de 2014.



Sem comentários:

Enviar um comentário